Família é foda.

Queria começar de outra forma, mas não há melhor forma de expressar o que ela é. E penso assim porque, no fundo, família é o lugar onde você aprende de tudo. Desde a sua formação e educação, passando pelos bons modos e valores que vão sendo construídos ao longo do crescimento, até uma verdadeira lição de como guardar rancores, problemas mal resolvidos e feridas que não cicatrizam. Toda família tem suas rusgas, seus desentendimentos.

Os almoços de domingo que nunca terminaram numa boa discussão são insossos.

Distância é um belo fator para manter a certeza de que, família, é algo primordial e a ser cultivado. Ninguém nunca sabe quando aquele primo vai poder te dar abrigo nas férias, né? Sem falar nas festas e dos convites que chegam no endereço sem que nem saibamos quem são aniversariantes, debutantes ou noivos. Aí, quando se encontra, é sempre aquela festa. Ainda não sei se é melhor ter todo mundo por perto ou não, mas os parentes do interior sempre rendem boas histórias.

Entretanto, tudo isso deteriora. Perto ou longe, as relações humanas, quando não bem tratadas, acabam perecendo. Quando se esquece alguém, pode-se ter esquecimento de volta. Ainda assim, família é sempre um lugar para se recomeçar. Sobre todas as coisas que são aprendidas com ela, como eu disse, o perdão também marca presença. No fim, somos um monte de gente diferente se amando de um jeito estranho, mas se amando. Se aturando as vezes, né?

Nada como manter aquilo de dizer “é família, né?”.

Cuidem da sua. Percam cinco minutos visitando um tio que mora do outro lado da cidade. Nem que seja uma vez por ano, ligue para quem mora longe. Passe uma tarde com a sua tia avó que nem sabe mais quem você é. Esteja presente, porque quem muito se ausenta, um dia deixa de fazer falta. Seja exemplo para outros primos, irmãos, tios. Sim, um hora essa coisa toda de família enche o saco e parece teatro, mas não é. Não é porque, se precisar, ela será a primeira a estender a mão.

Parece que isso diz pouco, mas não.
Família é foda, mas é família.

(Gustavo Lacombe)

http://www.facebook.com/GustavoLacombeTextos

Anúncios